Rafitthy

terça-feira, 26 de maio de 2015

DESCUBRA POR QUE OS CABELOS CAEM

Nessa época é de praxe que você sinta que seu cabelo cai mais do que no restante do ano. E dois fatores são importantíssimos para que você tenha essa sensação. O primeiro é que, segundo os especialistas, como os dias são mais curtos, e o cabelo precisa de luz para viver, ele percebe a reação de maior e menor luminosidade dos ambientes. “Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além de o cabelo cair mais rápido, ele também nasce mais devagar no inverno”, diz Vanessa Penteado, dermatologista da Clínica Pantheon (SP).

O segundo fator é que normalmente se perde entre 60 e 100 fios por dia. “Eles se referem à taxa de 10% dos fios do couro cabeludo que estão na fase telógena (de queda). Se temos 100 mil, caem 100 por dia”, lembra Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ).
No entanto, se a mulher não lavar o cabelo diariamente, acumulam-se os fios soltos presos entre os demais. Por isso pode ter a sensação de que está perdendo 600 fios de umasó vez, quando não é verdade.”
1 Fase anágena (de crescimento) dura de dois a sete anos. “O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres. Cerca de 90% dos fios encontram-seneste período”, explica Helua Mussa Gazi, dermatologista (SP).
2 Fase catágena (de repouso) pode perdurar até três semanas. Nessa fase, o cabelo para de crescer e menos de 1% dos fios estão nela.
3 Fase telógena (queda) é o ponto em que os fios caem do folículo. “É normal a queda de até 100 fios por dia. A raiz descansa durante dois a quatro meses até que um novo fio comece a crescer”, orienta a médica.
Eflúvio telógeno - 
 Durante a gestação, os hormônios entram em ação, e a progesterona, por exemplo, é a responsável por deixar os fios mais volumosos, sedosos e bonitos. “Os hormônios da gravidez fazem que a fase de crescimento, a anágena, dure por mais tempo, fazendo que o cabelo fique realmente mais encorpado”, afirma Helua Gazi.
Depois de dois ou três meses após o parto, os níveis de hormônio novamente se alteram e o cabelo se modifica. “Chamamos esse tipo dequeda de cabelo ‘programada’.Nesse período, muitos fiosvão se encontrar na fasetelógena (queda) e acabamcaindo muito mais do queo normal”, explica.
Mas o eflúvio telógeno não ocorre somente após a gestação. Muitas vezes, ele acontece depois de procedimentos cirúrgicos, agressão emocional, deficiência alimentar, cansaço intensoe processos infecciosos.
O normal é ter 10% apenasde folículos na fase telógena, mas no momento pós-partopode-se chegar a 50%.“Há casos em que o fenômeno de queda pode se prolongar por mais de seis meses, mas são raros”, alerta Murilo Drummond, dermatologista e professor titular do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas (RJ).
,clipping todamulher.com.br
Fonte : OficinadaModa

Nenhum comentário:

Postar um comentário